Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

O lugar secreto

Esta palavra pode parecer um pouco grande mas vale a pena ser lida do começo ao fim.


Mt 6:5) “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro
que eles já receberam sua plena recompensa.
6) Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

O lugar secreto a pesar de ser um lugar bastante confortável e aconchegante é um lugar de morte também, é ali onde os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade. Não para aparecer e ser vistos pelos homens, mas pelo simples prazer de estar com Deus e adorá-lo.
Em Mateus 6: 5 e 6 Jesus fala claramente sobre o lugar secreto, lugar este onde não há fingimentos nem hipocrisia diante de Deus, e não precisamos agradar homens, e é um lugar onde podemos abrir o coração e derramar tudo o que está dentro. Hoje em dia, a luta com os ministérios de adoração tem sido o “estrelismo” e a busca de fama e aceitação, o amor pelos holofotes. Mas na verdade, se você for procurar entre esses músicos, quem é verdadeiro adorador, podemos contar com os dedos de uma mão. Por um lado buscam a perfeição musical, ensaiam ate cansar treinam técnicas e escalas das mais sofisticadas (não tenho nada contra isso), mas não buscam nem adoram ao Senhor da glória. E depois pretendem “levar” ou conduzir a igreja em adoração. Dá vontade de rir; ou de chorar. Mas existe uma recompensa para aqueles que adoram no lugar secreto, Jesus disse que “o Pai que vê em secreto te recompensará”. Quando “morremos” para nós mesmos, é porque já está chegando a hora da recompensa de Deus. Quando já não estamos mais interessados em receber glória de homens, ai é que estamos prontos para receber a recompensa que Deus tem para nós. Podemos ministrar diante da multidão, que isso não vai nos afetar no nosso orgulho. É por isso que disse antes que o lugar secreto é um lugar de morte: morremos para nós mesmos, para o orgulho e para o ego, para que “Cristo viva em nós” (Rm 6). Por muitos anos eu insisti em levar meu ministério na força do talento, e pela misericórdia de Deus havia alguns frutos, eu diria que a 30 por 1, mas eu sabia que havia muito mais: que não seria só isso.

Experiência própria.
Eu era musico desde criança, e tive a musica como profissão a partir dos 18 anos de idade, eu possuía o dom natural de fazer com que as pessoas dançassem, rissem ou chorassem, possuía um carisma especial de lidar com o público. Então quando me entreguei ao Senhor Jesus, e fui apresentado à igreja, os lideres imediatamente, me colocaram nos púlpitos para ministrar e tocar. Daí passei a fazer as mesmas coisas que eu fazia anteriormente: usar o meu dom e meu carisma poro mexer com o publico. Houve um erro muito grande por parte da liderança de me colocar nessa situação, hoje vemos pessoas que tem um talento natural e quando se convertem já são colocadas para ministrar diante da multidão. Não existe preparo espiritual, e a pessoa carrega feridas na alma que não foram curadas.
Certa ocasião, em 1987, eu preparei um evangelismo de impacto na cidade de São Luis de Montes Belos, em Goiás. Formei uma equipe de elite, com altíssimo nível musical.
Fomos tocar numa escola noturna, a qual era freqüentada por pessoas adultas, na sua maioria amantes de rock e som pesado. Então ensaiamos e nos preparamos, com “ensaios, jejuns e orações” , durante 15 dias.
Quando chegou o dia do apresentação, já estávamos “afiados”.
Tocamos como nunca, uns arranjos maravilhosos, Solos de guitarra espetaculares, e o público começou a delirar e dançar e aplaudir de pé.
Foram duas horas de adrenalina pura, muita emoção e agitação, em outras palavras, olhando com os olhos naturais, estava saindo tudo como planejado. Mas quando fiz o chamado para entregar o coração ao Senhor, quase ninguém levantou a mão, tal vez umas três ou quatro pessoas; mas a maioria só queria ouvir mais musica e dançar (algumas pessoas começaram a tirar a roupa). E eu falei: -mas Senhor, nós jejuamos, ensaiamos até cansar, e nada aconteceu? Nesse momento, eu senti um vazio muito grande em meu coração, e me dei conta de que só naquele momento eu me lembrara do Senhor.
O que eu sentia era nada mais e nada menos do que a falta da presença de Deus, uma tristeza e uma angustia profundas invadiram meu ser, ai não sabia se agradecia os aplausos da multidão ou chorava por que sentia que não estava agradando a Deus. Os outros musicas pareciam satisfeitos, mas eu comecei a sentir uma grande frustração.
Enquanto isso subiu ao palco um irmão com um violão. Este irmão era de uma aparência simples e humilde, quando sorria mostrava a falta de um dente da frente, e o violão era de baixa qualidade, desafinado e faltava-lhe uma corda.
- Posso ter a oportunidade de louvar o Senhor aqui?- me perguntou.
-Sim, claro! - respondi com a boca, mas meu coração dizia: - Não! Mas ele começou a cantar um hino antigo. (totalmente desafinado), e eu queria que a terra me tragasse naquela hora, pensava que iríamos ser apedrejados pelos roqueiros. Mas quando levantei meus olhos, vi algo impressionante:
Todos os alunos estavam de joelhos chorando compulsivamente, e a presença doce do Senhor inundou a escola. Eu comecei a chorar também. Naquele momento o Espírito do Senhor falou ao meu coração:

-“ Para tocar meu coração é necessário muito mais do que dons e talentos”.

“Nossos dons e talentos não atraem a presença de Deus, pois foi Ele quem nos deu esses dons. Nem mesmo nossos Jejuns sobem a Ele quando o objetivo não é a glória do Senhor. Aquele irmão, não possuía um grande talento, mas o amor que fluía dele só podia vir de uma profunda Intimidade com Deus. Ele estava totalmente morto para os homens, não queria saber se os homens estavam gostando ou não, ele simplesmente fez o que fazia diariamente: Adorar ao Senhor”.

É difícil agradar a Deus e aos homens ao mesmo tempo, nós tínhamos tocado o que eles queriam ouvir, mas não o que Deus queria que eles ouvissem.
Mais tarde o Senhor falou comigo nessa passagem de Mateus 6, e ele me disse: -como você quer levar às pessoas a me adorar se você mesmo não o faz?
Ao que respondi: -mas Senhor, eu te adoro!.
Mas ele me disse- Não, meu filho, você tem cantado, ensaiado, e ate orado com muita dedicação e empenho. Tem emocionado as pessoas. Mas o que eu quero é me relacionar com você de forma mais intima. Agora eu quero provar teu coração.

Então eu tive a clara direção de Deus de parar de ministrar por um ano, e me dedicar única e exclusivamente a adorar o meu Senhor no lugar secreto.
Nesse período, passei a adorar somente no meu quarto, e comecei a conhecer o caráter do Pai, o que fez com que me apaixonasse a cada dia mais por ele. Mas os primeiros tempos não foram fáceis.

No lugar secreto somos purificados e refinados

Eu passei literalmente pela morte; assistia a cultos e observava outros ministros cantando e ministrando nos púlpitos, e me consumia por dentro o desejo de ministrar também. Mas o trabalho do Espírito em nossas vidas é maravilhoso, mas também costuma ser bem doloroso.

Malaquias 3:3 “ Assentar-se-á como refinador e purificador de prata; purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao senhor as justas ofertas”
V.4 “Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos”.

Meditando nessa passagem, e procurando saber com amigos que são especialistas em purificação de metais, eu comecei a entender como funciona o processo de purificação e refinamento da prata e do ouro. O refinador se assenta diante da peça segurando-a bem no meio do fogo, na parte de maior calor. Isso pode levar algum tempo, dependendo das impurezas e da sujeira que a peça contem. Eu posso imaginar o Senhor segurando a gente no meio do fogo, assentado olhando para nós atentamente. Porque é assim o processo de refinamento; o ourives não pode tirar os olhos da peça nem por um segundo; porque se distraísse por um momento, a peça poderia ser destruída pelo fogo. Assim também o Senhor não tira os olhos de nós enquanto estamos no processo de purificação. E o mais interessante é que o ourives sabe que a peça está completamente limpa e livre de impurezas, no exato momento em que ele consegue ver sua imagem refletida na peça. Assim também o nosso Deus sabe que estamos prontos quando ele consegue ver a Sua imagem em nós.
Esse processo é doloroso, mas é fundamental para que tenhamos um ministério de acordo com a vontade de Deus.
Ele também nos leva para o deserto, a fim de falar ao nosso coração e nos provar (Deuteronômio 8:3)

Meus primeiros meses no lugar secreto foram literalmente um deserto e um doloroso processo de purificação; mas também foram tempos que marcaram minha vida para sempre, e foi onde me apeguei mais ao Senhor e comecei a confiar mais nele.

Depois de seis meses eu já amava aquele lugar, e ficava feliz e satisfeito só de pensar que me encontraria com meu Senhor no lugar secreto.
Antes disso, eu olhava para os outros ministros e sentia inveja e ciúmes. E falava: -eu é que tenho que estar ai ministrando.
Mas o Senhor falava comigo:- Ainda teu ego te domina, meu filho.
Por isso, durante o tratamento eu sentia dor, literalmente passei pela morte; morte do ego, do orgulho, da auto-suficiência e da confiança em bagagens.
Depois de um ano, eu já não queria saber mais de púlpitos nem de ministrar, e já não sentia inveja nem ciúmes dos outros ministros. Eu só queria saber de adorar ao Senhor, em qualquer lugar. Nesse tempo ouvi a voz do Senhor dizendo: - Filho, eu quero que você volte a ministrar.
Eu disse:- Para mim tanto faz Senhor, aqui está bom demais para mim!
O Senhor me disse:- É por isso que chegou a hora de voltar a ministrar, porque agora você descobriu o que é adorar em espírito e em verdade, em qualquer situação e circunstancia e não apenas para subir num púlpito e cantar diante da multidão.
Finalmente eu havia entendido a diferença entre cantar e adorar, ou entre “apresentar” e ministrar. Eu entendi que para adorar era necessário conhecer, e entendi que adorar não era só cantar musicas lentas, emotivas, mas era preciso ter uma “vida de adoração”.
O estilo de vida de um adorador verdadeira só se adquire no lugar secreto. Depois disso meu ministério deu um pulo enorme, e hoje, para glória do Senhor Jesus, tenho viajado, pelo Brasil e fora do Brasil, tentando achar verdadeiras adoradores e convidando a noiva para freqüentar diariamente o “Lugar Secreto”.
Depois disso, tive outras experiências de ficar tempos sem ministrar, porque sabia que precisava ser tratado em alguma área da minha vida, em todas essas experiências sempre aprendi algo novo vindo do coração do Pai.
“E teu Pai que vê em secreto te recompensará”
Seja um adorador de verdade, busque o Senhor no lugar secreto, e você vai ver: não vai querer sair mais de lá.
Paz para teu coração
Jorjão
www.ministeriotrio.com.br

ministeriotrio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário